Pular para o conteúdo principal
Curriculo Basico

Milhares de pessoas bucao novos empregos todos os dias, é isto gera uma grande duvida. "Como fazer um curriculo?"
Hoje eu irei tirar duvidas basicas sobre como fazer um curriculo, nada muito sofisticado um modelo simples, porem muito recomendado.

Dicas: Nunca fassa "carnaval" com o seu curriculo nada de colocar tudo colorido, ou encher de detalhes pois isto podera fazer voce perde credibilidade.
Use semre fontes mais padrao para a escrita tais como: Times Roma e Arial.
Nunca escreva "Curriculo Vitae" este e um dos erros mais cometidos, muitas vezes pensanmos que esta certo, porem nao estar! Que recebe o curriculo ja estar siente que e um curriculo e pos isto nao precisa estar escrevendo "Curriculo Vitae".

Vamos entao comencar a montar nosso curriculo

1° Passo: Comece colocando seus dados pessoais. Nome completo (nada de apelidos ou nomes invetados), Numero de telefone com o DDD , E-mail (hoje em dia a maior parte das empreses faz o contando pelo e-mail), Endereço, Algumas empresas podem pedir o seu CPF ou RG (so coloque se a empresa pedir), Data de Nascimento e o Estado Civil

2° Passo: “Perfil profissional” Esta é a mais importante etapa do currículo. É o momento de escrever, em torno de 5 linhas, um resumo de suas experiências, formação, objetivo profissional e possíveis incoerências. Se o currículo tiver essa etapa, será o primeiro local que o recrutador irá ler.
Exemplo: Estudante de Engenharia, possui experiência de um ano na área Adiministrativa. Hoje procura oportunidade na área de Engenharia Civil, em Brasilia. O mais correto e que seu  “Perfil profissional” seja escrito em terceira pessoa.
3° Passo: Escolaridade. Se for um candidato de 2° grau, coloque a escola e o ano em que estiver cursando. Se for um candidato do ensino superior, torna-se desnecessário escrever sobre o 1° ou 2° graus. Foque na graduação, dizendo o nome da Instituição, nome do curso, data de início e fim ou previsão de conclusão se ainda estiver cursando. Utilize as mesmas dicas para Pós-graduação, Mestrado ou até outras graduações e não deixe de especificar se o curso está concluído ou em andamento.
4° Passo: Experiência Profissional. Momento de descrever suas experiências, diga a Empresa, Cargo, Período (data de início e fim) e Atividade. Dizer o cargo é muito importante, porém não deve se limitar a ele. Nomenclaturas para as funções podem variar muito de empresa para empresa, por isso a importância do campo Atividade, será o momento de descrever o que fazia em cada experiência, dizendo suas responsabilidades e rotina de trabalho. Também é preciso colocar data de início e fim, e não coloque apenas o ano, os meses são fundamentais. Um candidato que coloca: de 2009 a 2010, pode se referir de um mês a dois anos de experiência e isso fará muita diferença. Experiências curriculares e estágios também devem ser colocados, principalmente se não houver experiências profissionais para descrever ou citar. Porém experiências antigas e que não possuem relação com a vaga pretendida, não precisam ser descritas.

 5° passo: Formação Complementar. Momento de falar sobre cursos menores, de curta duração. Escreva a instituição, carga horária e ano de realização. Línguas também podem ser descritas neste espaço ou podem criar um tópico a parte para Idiomas. Diga o nível, por exemplo, Básico, Intermediário ou Avançado. Coloque em qual instituição fez seu curso de idioma e há quanto tempo estuda aquela língua.

 6° e último passo: Conhecimentos complementares. Descreva seus conhecimentos em informática e o nível de seu conhecimento, além de outros que julgar relevantes.
 Por fim, vamos a algumas dicas gerais:
• Tente não ultrapassar 2 páginas de currículo. É garantido que o recrutador não irá ler o currículo inteiro se este for muito longo;
• Erros de português são inaceitáveis. Cuidado com a escrita;
• Não diga características pessoais como: Sou dinâmico, aprendo rápido, bom relacionamento interpessoal. Qualquer candidato pode dizer isso, o momento da entrevista ou de uma possível dinânica, será o momento de demonstrar suas habilidades comportamentais e pessoais e não no currículo;
• Cuidado com a organização. Deixe as informações fáceis de serem encontradas. Separe os títulos com Negrito ou Caixa alta;
• Escreva o suficiente, sem enrolar. Foque naquilo que deve ser dito;
• Ao enviar o currículo, diga no assunto do e-mail o nome da vaga para qual deseja se candidatar, isso ajudará o trabalho do recrutador;
• E a mais importante de todas as dicas: Não minta, seja sincero e coerente em seu currículo!
 E se você for convidado para continuar no processo seletivo após o envio de seu currículo, você já está na frente de muitos candidatos! Aí é só caprichar na entrevista! Boa sorte!
   
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fernsehturm

  Fernsehturm, Berlim - Alemanha                                          A famosa Torre de TV da capital alemã tem 368 metros de altura e foi construída nos anos

Melhores Celulares do Mundo 2012

Melhores celulares do mundo   Veja nossa lista atualizada aqui . 1. Samsung Galaxy S3 Tela de 4.8″ Gorilla Glass 2 – Processador 1.4 GHz Quad-core Cortex-A9 – 1 GB RAM – Capacidade de armazenamento de 64 GB – Bateria de 2100 mAh – Câmera de 8 MP – Android 4 ICS – S-Voice (reconhecimento de voz)

Sydney

                                              Sydney  Sydney. É a cidade mais populosa da Austrália, com uma população, em sua área metropolitana, de aproximadamente 4,28 milhões de pessoas (estimativa 2006). É a capital do estado de Nova Gales do Sul e foi o local escolhido para a primeira colônia britânica no país. Foi criado em 1788 em Sydney Cove por