Pular para o conteúdo principal

Sakura-mochi ( panquecas recheadas com pasta de feijão doce )

Sakura-mochi ( panquecas recheadas com pasta de feijão doce )

Ingredientes ( para 4 porções )

    Sakura-mochi (panquecas recheadas com pasta de feijão doce) ・8 folhas de cerejeira conservadas em sal
    ・½ xícara de farinha de trigo (50 g)
    ・1 colher de chá de açúcar
    ・Uma pitada de sal
    ・1 colher de sopa de fécula de batata (ou maisena)
    ・½ xícara de água (100 ml)
    ・Uma pequena porção de corante comestível vermelho
    ・160 g de pasta de feijão  
    ・Óleo vegetal para fritar as panquecas 

Modo de preparo

 

  1. Deixe de molho as folhas de cerejeira por aproximadamente 1 hora para remover o excesso de sal.
  2. Misture a farinha, açúcar, sal e a fécula de batata em uma tigela. Acrescente a água e misture bem até obter uma massa homogênea. Adicione algumas gotas de corante vermelho para dar um tom de cor de rosa pálido na massa.
  3. Esquente a frigideira e passe uma leve camada de óleo vegetal. Pegue uma colher de sopa de massa para fazer uma panqueca. Use o verso da colher para espalhar a massa, de forma oval e fina. Frite em fogo baixo a médio. Após um minuto, vire-a e frite até que a outra parte fique no ponto. Remova-a da frigideira e deixe esfriar.
  4. Tire as folhas de cerejeira da água e retire a umidade com um pano de prato ou uma toalha de papel. Faça oito porções de pasta de feijão e dê-lhes a forma de charutos.
  5. Coloque uma porção de pasta de feijão em cada panqueca e enrole-a. Em seguida, envolva o rolo de panqueca com uma folha de cerejeira. Deixe as panquecas descansar por um pouco de tempo para que elas absorvam a fragrância das folhas.

Folhas de cerejeira conservadas no sal

O doce "sakura-mochi" surgiu no século 18, por volta da época do oitavo Xogun Tokugawa. Tokugawa Yoshimune (que governou entre os anos 1716 e 1745) plantou cerejeiras e pessegueiros para proporcionar locais de descanso e recreação ao povo. Um porteiro de um templo budista em Edo (atual Tóquio) estava enfadado de ter que limpar as folhas caídas. Então, ele teve a ideia de pegar as folhas ainda verdes e conservá-las em sal. As folhas foram usadas para envolver bolinhos de arroz vendidos nas casas de chá. Os bolinhos se tornaram muito populares. Mesmo nos dias de hoje, o sakura-mochi é bastante apreciado pelos japoneses.

     

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 - Bebidas que levam as mulheres a transar.

Top 10 - Bebidas que levam as mulheres a transar. Pesquisa com 860 garotas americanas mostra como a bebida que elas escolhem no bar influi nas chances de a noite terminar em sexo. Veja na lista a porcentagem delas que dormiram com alguém depois de beber. 1º – Tequila (91%) 2º – Vodca (79%) 3º – Uísque (68%) 4º – Gim (67%) 5º – Rum (62%) 6º – Cerveja (48%) 7º – Conhaque (46%) 8º – Champanhe (23%) 9º – Vinho tinto (12%) 10º – Vinho branco (9%)

Maiores portos do mundo

Os 10 maiores portos do mundo A capacidade de movimentação de portos marítimos é medida em termos de TEU (twenty-foot equivalent units, ou unidades equivalentes de 20 pés). 1 - Xangai – China Tendo um total de cinco áreas de trabalho, o porto de Xangai se tornou o maior porto do mundo, superando o porto de Cingapura. Em 2010, cerca de 29 milhões de TEUs passaram por este porto. O porto de Xangai é uma fonte de grande atividade econômica na área do rio Yangtze, que ajudou ainda mais a situação econômica de regiões como Zhejiang, Jiangsu e Henan. 2 - Ningbo-Zhoushan – China Formada como uma iniciativa de colaboração entre o porto de Ningbo e Zhoushan no ano de 2006, o porto Ningbo-Zhoushan é o segundo maior do mundo. Apoiando três rios - o Yangtze, o Yong eo Qaintang, o porto deverá ter um grande impulso com a construção de um novo terminal - o Dapukuo Jintang, composto por cinco leitos que deverão ser preenchidos até 2014. 3 - Singapura – Singapura O