Pular para o conteúdo principal

Arquitetura do Brasil

Arquitetura do Brasil

Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro
A arquitetura do Brasil, desenvolvida através dos séculos desde o início de sua colonização, foi diretamente influenciada pelos diversos povos que formam o povo brasileiro e pelos diversos estilos arquitetônicos vindos do exterior. Contudo, a arquitetura bandeirista e o Barroco mineiro são considerados por muitos estudiosos como expressões de estilos europeus que encontraram no Brasil uma manifestação e linguagem próprios, destacando-se de suas contrapartes metropolitanas. A primeira se refere à produção realizada basicamente no que seria hoje o estado de São Paulo pelas famílias dos bandeirantes, inspirando-se em uma estética próxima, ainda que bastante alterada, do Maneirismo. A segunda corresponde ao Barroco (ainda que muitos o considerem mais próximo do Rococó) representado especialmente pelas igrejas construídas por Aleijadinho.
O Palácio da Alvorada, Brasília.

Em fins do século XVIII, com a gradual introdução do Neoclassicismo no Brasil e em especial a partir da presença do arquiteto francês Grandjean de Montigny no início do século XIX, este novo estilo frutificou e mais tarde levaria ao surgimento de uma escola eclética já para o final do século, e que produziria alguns dos mais importantes edifícios públicos do país e exerceria uma larga influência em todos os estratos sociais. Pouco depois o Modernismo definiria mudanças drásticas na paisagem urbana, num processo coroado pela construção de Brasília. Em anos mais recentes a arquitetura brasileira tem continuado uma trajetória desde o Modernismo respeitada internacionalmente e vem buscando definir o que será uma arquitetura nacional num mundo globalizado.
Brasília Shopping, Brasilia.
Edifício Savassi, Belo Horizonte.
Catedral de São Paulo, São Paulo

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maiores usinas hidrelétricas do mundo

As 10 maiores usinas hidrelétricas do mundo Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estas são as dez maiores usinas hidrelétricas do mundo, em capacidade de produção de eletricidade. 1º - Três Gargantas (China): 18.200 MW A Usina de Três Gargantas é a maior central hidroelétrica do mundo, construída no Rio Yang-tsé, o maior da China. A obra foi iniciada em 1993 e concluída em 2006. A obra das Três Gargantas tem como funções a prevenção de enchentes, a geração de energia e facilitar o transporte fluvial, por isso ela desempenha um papel importante no desenvolvimento socio-econômico da China. Em 2009, com 26 turbinas instaladas, a capacidade concebida da barragem passou a ser de 18 200 megawatts, ultrapassando a potência de Itaipu. Diversas empresas brasileiras de consultoria participaram do projeto, tendo em vista a vasta experiência do Brasil com as grandes usinas de Itaipu e Tucuruí, dentre outras. Empresas brasileiras também participaram das o...

Fernsehturm

  Fernsehturm, Berlim - Alemanha                                          A famosa Torre de TV da capital alemã tem 368 metros de altura e foi construída nos anos

Melhores Celulares do Mundo 2012

Melhores celulares do mundo   Veja nossa lista atualizada aqui . 1. Samsung Galaxy S3 Tela de 4.8″ Gorilla Glass 2 – Processador 1.4 GHz Quad-core Cortex-A9 – 1 GB RAM – Capacidade de armazenamento de 64 GB – Bateria de 2100 mAh – Câmera de 8 MP – Android 4 ICS – S-Voice (reconhecimento de voz)